Coral Harmonia Celeste



O nosso Coral foi formado quando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus ainda iniciava seus trabalhos em Apucarana. O fundador da Igreja, Pr. Eufemjusz Mialik, quando ainda morava na Bielorrússia estudou música, área pela qual nutria grande apreço e passou a utilizar tais conhecimentos no obra do Senhor, pois sempre formava corais por onde passava. Não foi diferente com nossa igreja, pois com muita ousadia o Pr. Mialik, em 1951 formou o Coral da Assembleia de Deus em Apucarana, o primeiro coral existente na região. A formação do coral trouxe a igreja muita alegria, pois segundo relatos, era um coral de quatro vozes e muito afinado. O Pr. Mialik permaneceu na regência do coral por cerca de treze a quatorze anos, enquanto também pastoreava a igreja sempre com muito zelo pela obra de, porém como a igreja crescia isso exigiu mais atenção do pastor que ficou sem tempo para preparar os hinos e ensaiar o coral e decidiu convidar do Estado de São Paulo o irmão Abner para dirigir o Coral. Tendo desde então o Pr. Milalik focado nos trabalhos de evangelização, abrindo pontos de culto e congregações nos bairros da cidade e distritos da cidade. As igrejas nos municípios ao redor de Apucarana, eram pequenas ainda, e sempre nas festividades convidavam o coral de Apucarana para participar, pois era notado por sua afinação. Igrejas de Ibiporã, Jandaia do Sul e outros municípios, enviavam irmãos para aprender com o pastor Mialik noções regência e de teoria musical para coral. Devido a essa demanda o Pr. Mialik chegou a realizar um curso de uma semana de regência para coral, irmãos interessados de diversas cidades do estado vieram participar.


No ano de 1965 O Maestro João dos Santos, que já havia dirigido corais nas cidades de Umuarama e Arapongas, mudou-se para Apucarana por questões profissionais. Por sua experiência foi convidado a reger o Coral de Apucarana e no mês de outubro de 1965 assumiu a regência do coral. O irmão Zico como é mais conhecido permaneceu na regência do Coral por 15 anos, sempre auxiliado pelo irmão Daniel Jesus de Souza que nessa época já era o maestro da banda que recentemente havia sido formada. No ano de 1980 o Maestro Zico passou a direção do Coral para o Maestro Daniel, mas não se ausentou totalmente da regência, pois permaneceu ainda por vários anos como maestro auxiliar do coral, tendo se afastado definitivamente somente na década de 90 e por motivos profissionais, pois trabalhava fora da cidade e até do estado.


O maestro Daniel assumiu a direção e regência do Coral em 1980 e deu continuidade ao trabalho que desde a sua fundação vinha sendo realizado. Logo que assumiu a direção o Maestro Daniel deu ao coral o nome de Coral Harmonia Celeste, pois até então era conhecido apenas como o coral da Assembleia de Deus de Apucarana. Ao longo do tempo o Coral Harmonia Celeste tornou-se conhecido e respeitado não só em Apucarana, mas também em outras cidades do estado sendo solicitado para participar de muitas festividades em outras cidades. Isso trouxe a responsabilidade de aprimorar ainda mais o repertório, desafio aceito e muito bem realizado pelo Maestro Daniel, que permaneceu na regência do Coral Harmonia Celeste por 16 anos auxiliado na maior parte do tempo pelo maestro Zico e também pelo irmão Claudivan da Silva. Tempo que também se dedicava ao ensino de teoria e prática musical formando músicos e também coralistas. Durante o tempo que dirigiu o coral o Maestro Daniel sempre foi admirado por sua alegria e amizade, sob sua liderança o coral continuou sempre atuante no louvor e no serviço do Reino de Deus.


Dos músicos formados pelo maestro e professor Daniel um se interessou por regência coral e em 1996 foi convidado a ser o regente auxiliar ficando nessa função, até que em 1997 o maestro Daniel sentiu-se impelido a iniciar um coral na congregação do Jd. Ponta Grossa onde passou a dedicar seu tempo, entregando a regência em definitivo para o Maestro Marco Gutiérrez que permanece na regência do Coral até hoje.


Em 1997 quando o Maestro Marco assumiu a direção do Coral Harmonia Celeste o Maestro Ricardo que na época já havia iniciado os trabalhos com a Orquestra Kairós foi por muitos anos o regente auxiliar do coral, e seguindo os passos do Maestro Daniel também se dedicou ao ensino de teoria e prática musical o que tem feito até os dias de hoje. Um dos músicos formados pelo maestro Ricardo, também se mostrou interessado em regência coral e desde o ano 2008 o maestro André de Melo vem auxiliando de forma atuante tanto na regência como na liderança do Coral Harmonia Celeste.


Nos últimos anos o Coral Harmonia Celeste, em parceria com a Orquestra Kairós, tem apresentado, em Louvor a Deus, vários concertos no Cine Teatro Fênix e também várias Cantatas não só em Apucarana como também nas cidades de Maringá a Curitiba.


A Deus seja dada toda honra, glória e louvor!