A LEI DA OBEDIÊNCIA

     

INTRODUÇÃO: Toda a vida cristã se recapitula na palavra “obediência”. Se lemos só o livro de Deuteronômio vemos como o Espírito Santo de Deus enfatiza a importância e influência da obediência.

I. A OBEDIÊNCIA É A PROVA DO ARREPENDIMENTO

         “Se... te voltares ao Senhor teu Deus, e ouvires a sua voz”.

         A evidência de ter voltado ao Senhor é a resposta da obediência a Ele.

II. OBEDIÊNCIA É A PROCURADORA DA BÊNÇÃO

         “A bênção se ouvires o mandamento do Senhor nosso Deus” (Dt. 11.27), nós atrairemos a bênção do Senhor quando respondermos a palavra do Senhor.

III. A OBEDIÊNCIA É A BARREIRA À CONTAMINAÇÃO

         “...Escutarei sua voz..., e assim tirarás o mal do meio de ti” (Dt. 13.4-5). A obediência é o círculo que nos rodeia e que nos separa do mal de nosso redor.

IV. A OBEDIÊNCIA É A EVIDÊNCIA DE UMA RELAÇÃO

         “... Tens vindo a ser povo do Senhor teu Deus, ouvirás, pois a voz do Senhor teu Deus...” (Dt. 27.9-10), tendo em vista que o Senhor é nosso Deus, estamos obrigados a fazer sua vontade.

V. A OBEDIÊNCIA É O SEGREDO DA VITÓRIA

         “(Quando) Obedecer a sua voz... então o Senhor fará voltar os seus cativos” (Dt. 30.2-3). A obediência é a mão que desfaz as cadeias da escravidão e é a causa da liberdade no serviço do Senhor.

VI. A OBEDIÊNCIA É A ALMA DA PROSPERIDADE

         (...Quando...) Obedeceres a voz... Te fará o Senhor teu Deus abundar toda a obra de vossas mãos. (Dt. 30. 9-10).

VII. A OBEDIÊNCIA NO MEIO DOS ANOS (IDADE)

         “Atendendo a sua voz... porque ele é a vida para ti e o prolongamento de seus dias” (Dt. 30.20). Prolongação de dias e a lealdade do Senhor estão ligados em relação da causa e efeito.