INTRODUÇÃO: Toda a vida cristã se recapitula na palavra “obediência”. Se lemos só o livro de Deuteronômio vemos como o Espírito Santo de Deus enfatiza a importância e influência da obediência.
I. A OBEDIÊNCIA É A PROVA DO ARREPENDIMENTO
“Se… te voltares ao Senhor teu Deus, e ouvires a sua voz”.
A evidência de ter voltado ao Senhor é a resposta da obediência a Ele.
II. OBEDIÊNCIA É A PROCURADORA DA BÊNÇÃO
“A bênção se ouvires o mandamento do Senhor nosso Deus” (Dt. 11.27), nós atrairemos a bênção do Senhor quando respondermos a palavra do Senhor.
III. A OBEDIÊNCIA É A BARREIRA À CONTAMINAÇÃO
“…Escutarei sua voz…, e assim tirarás o mal do meio de ti” (Dt. 13.4-5). A obediência é o círculo que nos rodeia e que nos separa do mal de nosso redor.
IV. A OBEDIÊNCIA É A EVIDÊNCIA DE UMA RELAÇÃO
“… Tens vindo a ser povo do Senhor teu Deus, ouvirás, pois a voz do Senhor teu Deus…” (Dt. 27.9-10), tendo em vista que o Senhor é nosso Deus, estamos obrigados a fazer sua vontade.
V. A OBEDIÊNCIA É O SEGREDO DA VITÓRIA
“(Quando) Obedecer a sua voz… então o Senhor fará voltar os seus cativos” (Dt. 30.2-3). A obediência é a mão que desfaz as cadeias da escravidão e é a causa da liberdade no serviço do Senhor.
VI. A OBEDIÊNCIA É A ALMA DA PROSPERIDADE
(…Quando…) Obedeceres a voz… Te fará o Senhor teu Deus abundar toda a obra de vossas mãos. (Dt. 30. 9-10).
VII. A OBEDIÊNCIA NO MEIO DOS ANOS (IDADE)
“Atendendo a sua voz… porque ele é a vida para ti e o prolongamento de seus dias” (Dt. 30.20). Prolongação de dias e a lealdade do Senhor estão ligados em relação da causa e efeito.